5 grandes tendências para arquitetura

5 grandes tendências para arquitetura em 2023

Saber as grandes tendências para a arquitetura em 2023 pode ser um grande desafio, já que as ditas “modinhas” ou “trend” vão e voltam. Mas é possível ter uma boa noção ao acompanhar referências em sites do tema, e quando já sabemos as certeiras “palavras-chave”, os nomes das tendências de fato, fica ainda mais prático ficar por dentro desse assunto.

Com a pandemia da Covid-19, houveram muitas mudanças na rotina das pessoas, ficamos mais tempo em casa, e acabou surgindo uma grande necessidade do contato com a natureza, seja dentro ou fora do ambiente construído. Isso já é um grande parâmetro para entendermos quais são as novas tendências para o próximo ano.

Então, vamos descobrir? Confira a seguir as 5 grandes tendências para arquitetura em 2023.

A Antera Construtora está de olho no seu futuro!

Aqui na Antera Construtora, nossa especialidade é a gestão de obras para construção de empreendimentos de pequeno e médio porte. Nós oferecemos a nossos clientes uma solução completa de obra, desde a concepção do projeto até a entrega do imóvel.

E para 2023, já estamos de olho em todas as tendências da arquitetura e construção civil para idealizar um mundo onde as construções sejam cada vez mais práticas e tranquilas. Buscamos transformar positivamente a experiência de obra de nossos clientes tornando sonhos realidade. E trouxemos este artigo para te auxiliar a ficar por dentro de tudo o que está por vir no próximo ano!

As 5 grandes tendências para arquitetura em 2023!

Seja algo mais simples ou itens mais glamurosos, as tendências para 2023 remetem muito o que vivemos nos anos passados. Geralmente, o que dita a próxima moda na arquitetura é o contraponto da tendência anterior, ou a vontade de suprir alguma necessidade muito significativa do que estamos vivendo agora.

Sendo assim, venha conhecer essas tendências na arquitetura em 2023! Vamos lá!

1. Design biofílico

Em 2022, um grande aspecto que se intensificou muito foi a maior necessidade de contato com a natureza e preocupação com o meio ambiente. Diante disso, o design biofílico se torna ainda mais necessário. Para isso, você precisam criar ambientes que se relacionem bem com o meio ambiente e do frescor natural.

Essa tendência não está ligada apenas às decorações, mas também soluções já no projeto arquitetônico, como valorização à luz natural e aberturas para a ventilação natural. Telhados e paredes verdes e acesso a vistas da natureza também são aspectos muito necessários para essa tendência. Já na parte de interiores e decoração, é preciso também incluir elementos naturais, como plantas, dentro dos imóveis.

2. Tons neutros e naturais

A questão dos elementos naturais não para apenas na inserção de plantas no imóvel. Isso é refletido também nas cores que lembram o meio ambiente, como tons neutros e naturais.

É interessante apostar na madeira ou em peças que lembram o material, de forma mais sustentável, como é o caso dos porcelanatos amadeirados e revestimentos de paredes.Desse modo, é possível oferecer um pouco dos benefícios disso, como bem-estar e relaxamento.

3. Dourado e tons quentes na decoração

Em contraponto com a tendência anterior, outra tonalidade que deve se destacar ainda mais nos próximos meses é o dourado. Ela traz o impacto do luxo, para quem não abre mão dessa qualidade na decoração. Normalmente, essa escolha de cor harmoniza mais com estilos decorativos românticos e clássicos.

Os tons de beges e os marrons, além dos terrosos em geral, também trazem o toque mais quente para a decoração, capaz de deixar ambientes ainda mais aconchegantes.

4. Decoração comfy

Quando o lar se torna ainda mais um ambiente de refúgio, é muito importante investir num projeto mais confortável. Muitas pessoas se tornaram mais caseiras ou passaram a trabalhar home office, independentemente do contexto atual. Isso contribuiu para que a decoração do lugar

Então, uma das maneiras de conseguir uma decoração comfy é investir em imóveis funcionais e na integração dos ambientes de forma inteligente. Isso transmite para os moradores a ideia de manter na residência apenas o essencial e otimiza os espaços.

5. Móveis com curva

A procura por móveis com curva é a busca por algo que desperte lembranças afetivas. Há também essa aproximação com as formas mais orgânicas, mais suaves, que entregam um maior conforto visual ao olhar humano.

Outro ponto positivo de inserir móveis curvados na decoração é a possibilidade de oferecer elementos de formatos exclusivos. E ainda, eles podem ser desenvolvidos conforme o contorno de itens da natureza, como rochas, montanhas etc.

Seu futuro, nosso presente.

E então, já se sente pronto para estar por dentro das novidades do próximo ano? Agora, você já sabe todas as 5 grandes tendências para arquitetura em 2023. nós da Antera Construtora estamos preparados para construímos um patrimônio que realizará seus sonhos, atravessará as gerações e se tornará inestimável.

Não deixe de conferir nossos outros artigos no blog, e acompanhe a gente no instagram. Até a próxima!